sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Professores e polícia! Educadores e agressores!

   
    Com determinação e ousadia os professores militantes e reivindicadores por seus direito e os do país como um todo, lutaram contra as marionetes do Estado, a polícia, para protestarem contra a perspicácia do governador Cid Gomes que deseja aprovar uma lei que destruiria a carreira desta categoria maravilhosa da qual faço parte.
    É preciso toda a população tomar ciência desses atos coercitivos de violência que o governador provoca contra aqueles que querem, apenas, ter os seus direitos por lei aprovados. O legislativo, em sua grande maioria, é do lado do governo. Sendo assim, tudo é aprovado e sancionado de acordo com o que eles querem. Com isso é imprescindível que haja oposição nos três poderes.
    À polícia quero deixar o meu repúdio e asco, pois eles são tão oprimidos e mal remunerados quanto nós professores e agridem-nos covardemente ao ponto de alguns professores serem levados ao hospital em estado grave.

    Avante na luta!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

John Stott, Um Grande Servo a Serviço do Reino

                                                     

  John Stott é o meu teólogo predileto dentre os três que mais gosto. Um homem que sempre buscou um cristianismo equilibrado, que, aliás, foi o tema de um dos diversos livros seus que tive o prazer de ler. Stott foi um ministro fiel e dedicado ao Evangelho. É reverenciado por todos os segmentos evangélicos, desde os fundamentalistas, passando pelos evangelicais e até de liberais (se é que estes pode-se considerar evangélicos).

     Certamente um habitante do Reino está agora a Glória. Consenti sempre com, praticamente, todos os pensamentos de John Stott antes mesmo de saber que ele pensava de tal forma. Que Deus o tenha! Não poderia deixar de mencionar meus pêsames e reverência a esse grande homem e servo do Deus altíssimo.

    John Stott, um teólogo e ministro do Evangelho íntegro e temente ao nosso Senhor!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eu, um "bonhoefferiano"

 

 Sim, faz tempo que não escrevo nada e não será hoje. Somente quero compartilhar um poema tão belo que me fez meditar. Eu nunca fui chegado a poemas, mas Dietrich Bonhoeffer foi um teólogo, pastor, escritor e, acima de tudo isso, um servo de Jesus que me encanta com seus escritos e personalidade. Para quem não conhece Bonhoeffer, por favor, conheça seus escritos e sua vida. Escreverei mais sobre ele. Abaixo, um poema chamado QUEM SOU?


Quem sou?
Frequentemente me dizem que
saí do confinamento de minha cela
tranquilo, alegre e firme
como um senhor de sua mansão de campo.
Quem sou?
Frequentemente me dizem
que costumo falar com os guardiões da prisão confiada,
livre e claramente,como se eu desse as ordens.
Quem sou?
Também me dizem
que superei os dias de infortúnio
orgulhosa e amavelmente, sorrindo,
como quem está habituado a triunfar.
Sou, na verdade, tudo o que os demais dizem de mim?
Ou sou somente o que eu sei de mim mesmo?
Inquieto, ansioso e enfermo,como uma ave enjaulada,
pugnado por respirar, como se me afogasse,
sedento de cores, flores, canto de pássaros,
faminto de palavras bondosas, de amabilidade,
com a expectativa de grandes feitos,
temendo, impotente, pela sorte de amigos distantes,
cansado e vazio de orar, de pensar, de fazer,
exausto e disposto a dizer adeus a tudo.
Quem sou? Esse ou aquele?
Um agora e outro depois?
Ou ambos de uma vez?
Hipócrita perante os demais
e, diante de mim mesmo, um débil acabado?
Ou há, dentro de mim,algo como um exército derrotado
que foge desordenadamente da vitória já alcancada?
Quem sou?
Escarnecem de mim essas solitárias perguntas minhas;
seja o que for,
Tu o sabes, ó Deus: sou Teu!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santos Tri-Campeão da Libertadores!!!

Meio atrasado, mas vale! Parabéns ao Santos! Tri-campeão das Américas! Foi muito bom rever um futebol bonito como o da mulecada do Santos! Rumo ao Tri do mundo!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vasco da Gama: Campeão da Copa do Brasil 2011

   


     Como sempre faço, parabenizo o clube campeão de um título expressivo do nosso país ou internacional. Desta vez louvo o Vasco da Gama por ser campeão da Copa do Brasil 2011. Meu glorioso alvinegro cearense, o Ceará (Vozão do nosso coração) terminou em 3º colocado. Queria que o Vozão tivesse sido o campeão, mas, que a torcida vascaína comemore um título expressivo depois de mais de dez anos (última vez foi o Brasileirão de 2000).


quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Reino Já Está Entre Nós




O Evangelho somente é compreensível quando não tentamos compreendê-lo. No momento em que fazemos de tudo para explicá-lo de uma forma que faça sentido em tudo, ele se esvai. O Evangelho são boas novas, notícias que promovem mudança de comportamento. O manifesto do Reino está muito bem sintetizado no famoso Sermão da Montanha. Em nenhum ponto desse sermão está incluído algo que não seja o enfoque no outro que é, nada menos, o reflexo do Pai, seja esse outro um aspirante ao Reino ou não.

            No Reino se entra mediante a Graça e por meio da Justificação. Sendo assim, não há Salvação fora do nosso Senhor Jesus Cristo. Ele atrai todos para o Seu Reino de amor. Só não se entra nesse Reino quem não quiser mesmo. A porta não está apenas aberta, mas escancarada por Aquele a quem todos se prostrarão. Imagine se todas as igrejas refletissem esse Reino aqui e agora! Seria maravilhoso! De tão maravilhoso que possamos pensar, mesmo assim seria apenas uma prévia. O melhor ainda estaria por vir.

            Jesus disse que esse Reino não começa depois desta vida. Ele disse que o Reino já está entre nós (Lc 17:21). Não é maravilhoso?! Acheguemos-nos com confiança perto dEle, pois tanto Ele quanto Seu Reino JÁ está entre nós. 

sexta-feira, 11 de março de 2011

Uma Reflexão





Ao escutar uma música chamada “Something to Believe in” da banda de hard Rock americana Poison, pensei sobre minha fé. (Discorrerei neste texto sobre o que a música aborda.) Certas pessoas não nos compreendem, nós que fomos e somos responsáveis pela divulgação da Boa Notícia. Ao meditar na letra da música (veja o vídeo no link abaixo do texto) não me comparo àqueles que pregam um falso evangelho, ludibriando pessoas desesperadas por milagres e/ou sedentas por sucesso profissional. Nunca serei favorável a guerras, sejam elas quais forem, como muitos líderes cristãos protestantes fazem. Jamais pretenderei receber uma ligação ouvindo que um grande amigo meu morreu sozinho, sem carinho e atenção. E, por fim, não gostaria de ficar insensível ao ver pessoas morando em ruas sofrendo sem merecer sofrer por causa de uma sociedade que valoriza o dinheiro e o bem-estar acima de tudo. Sociedade essa que participo e sou inclinado a fazer parte dos que oprimem a grande maioria das pessoas deixando-as sem nada para eu ter tudo o que quero.

            O Evangelho nos relata o Amor. Sim, Ele. Mas se pode perguntar: “a música abordada nos fala de uma pessoa sem esperança!”. Exato. A criação percebe tudo o que ocorre neste mundo. As pessoas notam charlatães se passando por pastores, observam que eles e seus discípulos não se preocupam com pessoas desvalidas e desamparadas pela sociedade, esses “crentes” preferem dizer: “Jesus Salva”, pronto, só isso! Jesus disse que Ele salva e pronto? Não fez mais nada? Quem pregou o Reino e viveu o Reino dando dignidade àqueles que não a tinham ao curá-las e devolvê-las à sociedade? Quem foi aonde ninguém quis ir pra restaurar a honra do ser humano e não só se preocupar com a vida depois da morte, ou seja, só a Salvação? Sim. Foi Jesus que fez tudo isso.

            Pessoas precisam de algo para acreditar. Muitas delas querem crer no Cristo das igrejas. Mas como? Se esse Cristo é um tirano que não se compadece daqueles que verdadeiramente sofrem? Se alguém disser a essas pessoas que o Cristo de Deus se compadece sim, de todas elas, o Reino de Deus será perceptível com mais intensidade aqui e agora!

            A criação geme por não saber o que nós, cristãos protestantes (por mais que não queira usar esse rótulo “cristão” e ter falado sobre isso no penúltimo post, não dá para ficar fora disso), sabemos. Da esperança da consumação dos séculos, do Reino, começado aqui e agora, não depois desta vida. Meditemos sobre isso.


            

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um Belo Texto Para Meditar

      Sei que demorei muito para postar algo aqui neste blog. Mas depois de mais de um mês sem postar, posto algo não meu, mas de uma amiga muito querida e irmã amável: Rafinha Girão! Saboreiem o texto dela e vejam como é lindo! Só adiantando, você será tocado ao perceber, através desse texto, que fé não é um sentimento, mas sim dependência no Criador. Verá também que na oração não é preciso formalismos, é um bate-papo com Aquele que ama a todos, sem exceção e que, mesmo com quaisquer sofrimentos, se percebemos a presença dEle, os sofrimentos de nada nos atingirão à alma, somente ao corpo corrupto e caído! Notará a Graça como mais do que uma definição verbal! Enfim, leiam! Adorei!

Confiram o seu blog: http://simplesrafinha.blogspot.com/ e o site da sua postagem: http://www.clubedagraca.com.br/

Fé: um ‘santo remédio’ para.. cólicas?
Por Rafinha Girão, Clube Orientadora
Olá clubgirls!!
Muito bom partilhar da graça do Senhor, ainda mais trazendo-a para o nosso mundinho feminino. Acredito que poderemos trocar experiencias maravilhosas. Vamos agitar o nosso espaço.
Essa semana passei pelo tormento mensal que acredito ser também o da grande maioria das mulheres. Tem dor mais chata e irritante do que cólica menstrual? Eu desconheço e só sabe quem passa.
Certo dia, ouvindo uma pregação de um pastor que disse que Jesus levou sobre si todas as nossas enfermidades e que, se ficamos doentes, temos o poder, através d’Ele, de sermos curados. Em outro ponto, ele disse para não aceitarmos nenhuma dor, doença ou enfermidade, pois Jesus já levou tudo na cruz, não tínhamos mais que passar por nada. Lembro de ter saído desse culto bastante confiante na minha ““.
Dias depois, recebi aquela costumeira visitinha mensal e com ela, de brinde, a tal cólica. Lembrei da pregação e das coisas que o pastor falou. Então, como uma cristã fervorosa (Ohh Aleluia!!!) fiz aquela oração cheia do ‘poder’, daquelas contendo palavras como ‘eu não aceito essa dor’… ‘Jesus levou sobre ele minhas enfermidades’ e blá blá blá. Pronto, oração feita, só bastava esperar!
Vocês acham que eu senti alguma dor? Senti sim, muita! Daquelas tão fortes que dão até ânsia de vômito. Sabe como fiquei? Muito decepcionada comigo mesmo, com a minha pouca fé e minha oração (de merda na verdade).
Eu creio sim no poder do nosso amado Jesus. Claro! Mas vejam bem, fé não é sentimento, nem algo que possa vir de dentro com simples palavras ensaiadas e decoradas. Fé é uma questão de posicionamento. É crer em algo maior do que somos capazes de compreender. Somos muitos limitados e amém por isso, porque a beleza está em enxergar através dos olhos do Senhor para nos posicionarmos com imensa e verdadeira fé.
Não será nossa oração cheia de autoridade ou belas palavras. A oração é apenas um meio, que na verdade gosto de pensar que é um bate papo, uma prosa com o nosso Paizão lindo.
Agora me pergunte: como devemos nos posicionar com fé? Como seria isso? Bom, eu também tenho tentado aprender, descobrir. Ultimamente tenho me feito bastante essa pergunta e tenho encontrado algumas respostas na própria palavra.
Vejamos alguns fatos:
- A cura do criado do centurião (Mt 08:05-13): A Bíblia fala que o centurião implorou pra que o seu criado fosse curado e reconheceu que não era digno de receber Jesus na sua casa, pediu apenas que enviasse uma palavra. Ele foi humilde.
- A mulher Cananéia (Mt 15:21-28): Ela suplicou e o adorou, mesmo reconhecendo o privilégio e prioridade do povo de Israel, mas apelou para a generosidade incondicional de Jesus e após isso sua filha foi curada. Ela possuía um coração contrito, humilde e adorador.
- A tempestade que foi acalmada (Mc 04:35-41): Os discípulos tiveram medo. Fé requer coragem e confiança no poder de ajuda do nosso Deus.
- A mulher enferma do fluxo de sangue (Mc 05:25-34): Ela apenas tocou em suas vestes. Com toda a multidão em volta de Jesus, ela não foi atrás de uma palavra ou um toque do Messias, mas ao contrário disso… ela buscou tocá-lo. Fé simples e perseverante.
Nesses acontecimentos e em vários outros, homens e mulheres alcançaram e presenciaram a graça do Senhor Jesus pois o atingiram com os seus corações simples, humildes, perseverantes, confiantes e sem medo. Pessoas que viam em Jesus a única saída, o enxergavam além de suas mazelas.
Eu creio que Jesus levou sobre ele nossas dores e iniquidades, mas isso não quer dizer que porque o aceitamos e fomos salvos, não passamos por dores ou sofrimentos. Acredito que o propósito maior da cruz, foi levar sobre si os nossos pecados, foi nos dar a salvação. Como no caso do paralítico em Cafarnaum (Mc 02:01-12), onde Jesus mostrou aos religiosos que o perdão dos pecados antecede a cura física.
A nossa fé deve nos levar a enxergar os olhos de Cristo independente de qualquer situação, atraindo o seu olhar para nós através do nosso coração contrito.
Posso passar toda a minha vida sentindo essas dores desagradáveis, mas se a minha fé me permitir ver a face dEle, mesmo sentindo ou passando pelo pior sofrimento ou desconforto,serei uma pessoa muito feliz.
Hoje, ao sentir as tais cólicas, tomo minhas gotinhas de ‘buscopan’ composto, peço pra que Deus me dê um pouco do seu colo e do seu cafuné gostoso, porque quem passa por isso, sabe o quanto ficamos dengosas e sensíveis. Deus não resiste a um coração sensível, simples e “dengoso”, é certeza Ele dar refrigério e paz… independente de qualquer estado físico. Então, já sabe: quando ‘ela’ vier, você tem um colo certo que não vai reclamar de sua TPM.
Até a próxima semana!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Fim do Cristianismo

                                                            

    Irmãos em Cristo!

    O Cristianismo deixará de ser a religião dominadora e o Evangelho deixará de ser preso por esta potestade chamada Cristianismo. Na Europa ele já é um moribundo agonizante. Na América do Norte já está com câncer quase em estado terminal. Ele só impera, ainda, na América Latina e na África não muçulmana. Não confundamos! Cristianismo é diferente do Evangelho pregado por Jesus! Aquele é uma religião inescrupulosa com suas diversas vertentes, este, é a Boa Nova da Salvação em Cristo Jesus!

     O Cristianismo acabou com diversas culturas oprimindo diversos povos. Essa potestade maligna aliou-se, no decorrer da história com governos déspotas e tiranos, Nazifascismo, por exemplo, e ao pior aliado que já teve, a burguesia capitalista (não sou comunista, diga-se de passagem). Morreram várias pessoas em nome do "cristo" que na verdade é o Anti-Cristo. A história nos conta tudo isso!

    Felicito-me em muitas pessoas amarem a Jesus de todo o coração sem se "cristianizarem" como Mahatma Gandhi, Viktor Emil Frankl, dentre outros. Não precisamos externar nomeclaturas e denominações em detrimento de simplesmente dizer que somos seguidores de Jesus, o Cristo! NEle tudo converge! NEle todos se dobrarão de joelhos!

    "Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares na mesa do Reino de Deus" (Lucas 13:29). Algo que sempre escutei quando me "converti" (entenda-se, tornei-me evangélico) é que no Céu haverá muitas surpresas. Procuro ao máximo não me surpreender.