sábado, 2 de novembro de 2013

Explicação Clara, Bíblica e Sintética do Arminianismo

 




          Os remonstrantes elaboraram cinco artigos para representar o pensamento arminiano. O famoso TULIP calvinista surgiu depois para combater os artigos da remostrância. Vejamos, baseado em versículos bíblicos, tais artigos.


  •             Eleição Condicional - A condição para ser salvo (e ser eleito) é ter fé.
O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. 
Apocalipse 22:17 

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! 
Lucas 13:34


"O Espírito de Deus veio sobre Azarias, filho de Odede. Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: "Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará." 
2 Crônicas 15:1-2

"Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor"


  •         Expiação Ilimitada - Jesus morreu por todas as pessoas.
Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. 
Romanos 5:18

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,
que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,
o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. 
1 Timóteo 2:3-6


Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
1 João 2:2-3

E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. 
1 João 4:14

“Nós temos visto e testificamos que o Pai enviou a seu Filho como Salvador do mundo.”
1 Jo 4:14

“ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”
1 Jo 2:12



  •  Depravação Total - O ser humano é totalmente depravado no que concerne a buscar a Deus por salvação.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o poderá conhecer?
Jr 17:9

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Co 2:14

Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
Gn 6:5



  •          Graça Resistível - A graça salvífica pode ser resistível.
“mas os fariseus e os doutores da lei frustraram o desígnio de Deus quanto a si mesmos, não sendo batizados por ele.”
Lc 17:30

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.”
At 7:51

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! 
Lc 13:34


Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;
Isaías 65:2


Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que não tinha prazer
Isaías 65:12


  • Proposta de Estudo Acurado sobre Perseverança dos Santos. Veja o que os remonstrantes mesmos escreveram sobre isso.
"Que aqueles que são enxertados em Cristo por uma verdadeira fé, e que assim foram feitos participantes de seu vivificante Espírito, são abundantemente dotados de poder para lutar contra Satã, o pecado, o mundo e sua própria carne, e de ganhar a vitória; sempre – bem entendido – com o auxílio da graça do Espírito Santo, com a assistência de Jesus Cristo em todas as suas tentações, através de seu Espírito; o qual estende para eles suas mãos e (tão somente sob a condição de que eles estejam preparados para a luta, que peçam seu auxílio e não deixar de ajudar-se a si mesmos) os impele e sustenta, de modo que, por nenhum engano ou violência de Satã, sejam transviados ou tirados das mãos de Cristo [Jo 10.28]. Mas quanto à questão se eles não são capazes de, por preguiça e negligência, esquecer o início de sua vida em Cristo e de novamente abraçar o presente mundo, de modo a se afastarem da santa doutrina que uma vez lhes foi entregue, de perder a sua boa consciência e de negligenciar a graça – isto deve ser assunto de uma pesquisa mais acurada nas Santas Escrituras antes que possamos ensiná-lo com inteira segurança."

   Precisamos enfatizar que o arminianismo crê na depravação total e não fecha na questão da possibilidade de apostasia. O que muitos desconhecem é que Armínio e os remonstrantes não fecharam esse ponto, propondo um estudo mais acurado. 

     Enfim, em um post futuro explicarei sobre a Graça Preveniente, que capacita o ser humano a crer na salvação em Cristo Jesus!

             Graça e Paz!